22 Mai

A escola é uma grande aliada da família no momento do desfraldamento. Não adianta começar o trabalho retirando a fralda da criança em casa e deixar que ela continue usando-a na escola e vice-versa. O trabalho em conjunto é fundamental! É possível acelerar ainda mais essa autonomia com uma rotina de estímulos, como levar a criança sempre ao banheiro, ensiná-la a usar o vaso sanitário ou penico, etc.

É importante lembrar que se a sua ou o seu jujubartinho já está ficando sequinho na maior parte do tempo, é hora de tirar a fralda e lembrar, de tempos em tempos, que o banheiro existe com uma simples pergunta: “Quer ir ao banheiro?”

Para ajudar, a psicóloga Helena de Castro, responsável pela Jujubarte Creche Escola, responde a três dúvidas mais frequentes a respeito dessa importante fase na vida das crianças e dos pais.

1. Qual é a idade ideal para tirar as fraldas?

Não existe uma idade certa. A idade pode variar de 1 ano e meio a 3 anos. O importante é estar atenta aos sinais da criança. Eles costumam sinalizar, informando os momentos em que querem ou que já estão fazendo suas necessidades.

2. Como a criança pode entender que é hora de ir ao banheiro? E o que eu posso fazer em casa para ajudar o que já está sendo feito na creche?

No momento em que a criança começa a sinalizar que quer fazer xixi ou coco, é hora de tirarmos as fraldas.
Um segredinho para ajudar no desfralde dos nossos jujubartinhos é não esperar eles solicitarem o banheiro. Levar os pequenos ao banheiro a cada 20 minutos, nos primeiros 3 dias e então começar a espaçar as idas ao banheiro, pode ajudá-los a entender melhor os sinais do próprio corpo.

3. O que posso está fazendo de errado e atrapalhando essa saída da fralda da minha filha?

Não respeitar a maturidade emocional e fisiológica das crianças é o principal erro no desfralde. Precisamos nos certificar que eles já estão preparados para esse processo. Tudo deve acontecer sem cobranças excessivas, com muita paciencia e respeitando o tempo deles.
Quando a criança está preparada para o desfralde, ela costuma ser rápida e sem grandes dificuldades!

(*)Começar antes da hora: Não existe uma idade marcada para tirar a fralda das crianças. O que normalmente acontece é que a criança, por si só, começa a sinalizar, dizendo que quer fazer xixi ou apontando para a fraldinha. No entanto, apressar o processo pode gerar prejuízos para o desenvolvimento.

(*)Pressionar a criança para ser rápida:
Jamais fique dizendo à criança para fazer logo o xixi ou o cocô; que tem que sair ou que está com pressa. O treinamento para o desfralde requer tempo e paciência. Por isso, leve para o banheiro algumas distrações para o pequeno, como livros, joguinhos, giz de cera, etc, a fim de tornar aquele momento prazeroso e evitar o tédio e a desistência.

(*)Delegar a tarefa unicamente para a escola:
O momento de retirada de fralda deve acontecer primeiramente em casa. A escola serve como uma base de apoio e continuidade da orientação dada pelo pai e pela mãe. /p>

(*)Segredinhos do desfralde:

  1. o verão é a melhor época para o desfralde: neste período a criança urina menos, por conta da maior transpiração;
  2.  sempre melhor exagerar no elogio do que na repreensão: deixar a criança constrangida pode causar ansiedade, fazendo com que ela tenha mais dificuldade para se adaptar;
  3. se a criança sujar a roupa: não se exaspere, demonstre tranquilidade e incentive-a a conseguir segurar da próxima vez;
  4. não pergunte se a criança quer ir ao banheiro: diga que é hora de ir ao banheiro e a leve naturalmente;
  5. roupas confortáveis: procure colocar roupas confortáveis e de fácil remoção, para ajudar na hora do ritual;
  6. cocô não é algo ruim: é importante que a criança não tenha aversão ao cocô ao ponto que segurar porque tem nojo, então explique que é algo natural no corpo.

(*) Fonte editada: Revista Educação Infantil

Leave a Comment