NOSSOS BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO

>

NOSSOS BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO

Quais os benefícios que um animal de estimação traz para o desenvolvimento na infância?!

Uma coisa é certa: crianças que convivem com seus bichinhos de estimação em casa têm maior facilidade de desenvolver aspectos como autoestima e senso de responsabilidade, além de aprimorar o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social. Assumir responsabilidades e pequenos afazeres nos cuidados diários do bicho, sempre sob supervisão de adultos, ajuda a construir a autoconfiança e ensina a importância da responsabilidade e amizade.

“Ter um mascote em casa, seja um cão, gato, peixinho, coelho, é ter a oportunidade de passar para as crianças as primeiras lições sobre cuidados, afeto, responsabilidade e lidar com a perda. Esses animais têm uma vida curta em relação a nossa e a perda destes será, na maioria dos casos, o primeiro contato das crianças com esse sentimento”, aponta Jorge Pereira, adestrador de cães e especialista em comportamento animal.

Se a maioria das crianças sonha em ter um bichinho de estimação é importante entender que dependendo da idade e sensibilidade, as crianças podem ter um interesse maior em uma espécie e uma raça específica. Em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2013): “De cada cem famílias, 44 criam, por exemplo, cachorros e só 36 têm crianças até doze anos de idade. Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios possuem pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de unidades domiciliares.”

Ao incentivar a criança a ler sobre o seu animal favorito, é estimulado o desejo de aprender. Leia mais sobre as raças de cães com seu filho aqui!  Ou faça um teste e descubra o animal de estimação é a cara da sua família aqui!

E lembre: se você já pensou em adotar um bichinho, cães e gatos com mais de 1 ano são mais calmos e fortes que um filhote. Animal não é objeto!

  • Artigo escrito pela Equipe da Jujubarte Creche Escola.
  • O conteúdo e fotos dessa publicação precisam de autorização prévia de uso.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by