É HORA DE DORMIR

>

É HORA DE DORMIR

Uma das tarefas mais difíceis que alguns pais enfrentam. Cerca de 40% das crianças, segundo estudos mais recentes, têm dificuldade de dormir bem. E quando o filho dorme bem toda a casa dorme também não é mesmo?

Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é de extrema importância, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual. É nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.

O sono é o momento em que tudo o que a criança vivenciou no dia é devidamente “armazenado”. Criança que não descansa está mais propenso a desenvolver problemas cognitivos e de comportamento na escola.

Especialistas do sono identificaram algumas atitudes erradas que os pais cometem na hora de por os filhos na cama. Então vamos entender algumas delas:

1. A falta de rotina. Combine uma hora para seu filho ir para a cama à noite (e também para o sono durante o dia). Siga esse horário com um ritual da hora de dormir como escovar os dentes, fazer xixi, ler, dar boa noite, etc;

2. Celular antes de dormir. A tela não só afeta o sono, como hormônios e o desenvolvimento infantil. Leia mais sobre esse ponto importante nesse artigo: http://www.bbc.com/portuguese/geral-42603165;

3. Comer antes de dormir: “jantar” por volta das 18h e depois disso um lanche leve rico em triptofano* e nada de doces, que são energéticos e interferem no sono da criança.

4. Ambiente sem conforto: um quarto organizado, limpo e de baixa luminosidade pode oferecer maior conforto para a criança.

Com essas poucas dicas, você pode ajudar seu jujubartinho que, mais descansado, vai aproveitar melhor as atividades na escola com total disposição.

*Os alimentos ricos no aminoácido triptofano são ótimos para melhorar o humor e proporcionar sensação de bem-estar, porque ajudam na formação de serotonina, uma substância presente no cérebro que facilita a comunicação entre os neurônios, regulando o humor, a sensação de fome e o sono. As principais fontes alimentares de triptofano são as carnes magras, peixes (atum e salmão), leite e derivados, leguminosas (lentilha, feijão azuki), chocolate amargo, abacaxi, banana, kiwi, aveia, linhaça, quinoa, castanhas e semente de abóbora.

 

  • Artigo escrito pela Equipe da Jujubarte Creche Escola.
  • O conteúdo e fotos dessa publicação precisam de autorização prévia de uso.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by